terça-feira, 8 de março de 2011

Dúvidas sobre Drywall


Alguns questionamentos podem surgir ao iniciar uma obra e meu objetivo é esclarecer algumas das perguntas.
Esse tópico está divididos em etapas para que não se cansem na leitura.

DO QUE É FEITO O DRYWALL?
São placas de gesso - miolo de gesso envolto em duas lâminas de papel-cartão - parafusadas em uma ou mais camadas sobre uma estrutura de aço galvanizado, composta de montantes e guias. Em cada montante são parafusadas duas placas, formando um colchão de ar.
E POSSÍVEL CONSTRUIR APENAS COM DRYWALL?
As placas de drywail são indicadas só para áreas internas, já que não resistem às intempéries. Sem função estrutural, elas não podem apoiar carga de telhado ou laje. Caso se queira manter o sistema construtivo a seco, parte-se para o steel frame, que tem perfis estruturais de aço e fechamento com placas de cimento pelo lado externo e de gesso pelo lado interno, estas sim capazes de resistir à ação do clima. É indicado somente para terrenos planos e firmes.
POR ONDE COMEÇA O PROJETO?
Planejamento é a palavra-chave em qualquer obra e não é diferente com o drywall. Ele aceita diversas configurações, como o emprego de placas simples ou duplas, diferentes espessuras, enchimentos que proporcionam maior conforto térmico e acústico e, ainda, opções para áreas úmidas ou que precisam de proteção contra fogo. Portanto, é preciso que haja especificações do profissional (arquiteto, engenheiro ou designer de interiores), levando em conta os usos dos ambientes. Errando nessa etapa,você poderá ter problemas com barulho ou ver suas prateleiras indo para o chão. No projeto definem-se os pontos de paredes e forros que merecem reforço - a fim de agüentar o peso de lustres, pias e móveis - e determina-se a colocação de lã mineral no interior do sistema para incrementar o isolamento acústico.
GANHO ESPAÇO SE USAR ESSE SISTEMA?
Algumas paredes de drywall apresentam só 7,3cm de espessura. Resultado: em 100m2 ganha-se 4% de área útil, ou seja, algo como um armário espaçoso no quarto. Sem exigir vigas nem pilares, esse sistema é mais leve que a alvenaria - são 20kg por m2 contra 120 kg, o que gera economia nas fundações.
É UMA OBRA LIMPA? GERA MUITO ENTULHO?
O sistema virou aposta das construtoras não só pela possibilidade de plantas flexíveis como por baixar o custo com o transporte - devido à leveza do material - e também o desperdício: 5% contra até 35% nos métodos manufaturados. Tanto as placas como a parte metálica são 100% reaproveitáveis, e a matéria-prima do gesso (mineral gipsita) não gera resíduo tóxico. Além disso, a Placo (fabricante) dispõe de unidades de reciclagem.
POSSO PENDURAR QUADROS E MÓVEIS NO DRYWALL?
Sim, mesmo não sendo estrutural, o sistema suporta peso. Dependendo do que será afixado, é preciso reforço.
QUANTO TEMPO DEMORA PARA APRONTAR UMA PAREDE?
Os fabricantes têm pronta entrega dos sistemas de montagem padrão e tudo é preparado com rapidez. Três profissionais instalam 30m2 de drywall em um dia - mais 24 horas para que as juntas sequem totalmente e possam receber acabamento. Na alvenaria, demora-se cerca de uma semana. Usadas também como revestimento, as placas de gesso agilizam no mínimo em três dias o acabamento, pois dispensam reboco e massa corrida.
POSSO USAR OUALOUER TIPO DE REVESTIMENTO?
Sim, e essa é outra vantagem do drywall, que aceita pintura, papel de parede, texturas, cerâmicas, pastilhas e porcelanatos. No caso de cozinhas e banheiros, por exemplo, o revestimento é necessário para evitar que a umidade entre em contato com a placa.
ONDE ENCONTRO MÃO DE OBRA QUALIFICADA?
A empresa Luma Drywall está muito bem qualificada. Para entrar em contato basta apenas enviar um e-mail para: luma.drywall@gmail.com ou pelos telefones no canto no canto direito no início da página.

Nenhum comentário:

Postar um comentário